as aventuras do barão wrangel – uma autobiografia

O barão Wrangel, o magnata das camisas de popeline, é um aristocrata europeu – um playboy desocupado, para ser claro. Ostenta sem esforço um ar blasé e pomposo, mas que possivelmente pela ingenuidade é também cativante. Depois de ser flagrado na cena de um assassinato, se vê metido com obscuras organizações conspiratórias que existem para desvendar segredos milenares cuja chave, acreditam, o barão agora possui.

wrangel_Illuminatis, templários, uma espiã russa, o sultão do Brunei, uma marquesa ciumenta, falsários, colecionadores de raridades com nomes estranhos e toda a fauna clichê dos filmes policias e de aventura passam a se alternar na perseguição pelos lugares mais improváveis – Berlim, Antuérpia, um navio no Atlântico, pirâmides de Gizeh, Himalaia, rio Ganges etc.

O que se anuncia inicialmente como uma aventura vai aos poucos ganhando traços de comédia até virar uma caricatura de quadrinhos e filmes de ação. Entre atentados e sabotagens, o Barão Wrangel segue em busca de papiros, manuscritos, cálices e mapas secretos. Lá pela quarta ou quinta reviravolta mirabolante, a história assume sua vocação e cai na galhofa.

A paródia do português João Carlos Fernandes, autor também da série A pior banda do mundo, é uma mistura leve de homenagem e crítica. Apesar da aparente contradição, é possível perceber os dois elementos na história. O tom do humor é um nonsense bem característico do autor, do qual eu particularmente gosto muito, a ponto de me fazer gargalhar.

avaliação
4,4 / 5
(muito bom)

wrangel_ilustra

As aventuras do barão Wrangel – Uma autobiografia
José Carlos Fernandes
Devir – Portugal, 2003
124 páginas, 16,5 x 25,5 cm, pb, lombada quadrada, R$ 29,90


 

Anúncios

Sim, não, muito pelo contrário? Conta aí o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s