um leitor tardio de quadrinhos

Comecei a ler quadrinhos há menos de três anos. Um pouco por falta de hábito, um pouco por preconceito, não devo ter aberto mais do que três ou quatro gibis antes disso, contando aí a infância. Sim, fui uma das oito crianças brasileiras com algum acesso a cultura e informação que não aprendeu a ler com as revistas da Turma da Mônica.

Meus templos – Se não me falha a memória, o que é sempre improvável, tudo começa com uma coleção de figurinhas. Mais de 25 anos e uns 800 quilômetros me separam da primeira vez que entrei em uma banca de jornal. No começo, só queria completar os álbuns. Não demorou para a atração passar para os universos de papel impresso por onde se espiava o mundo. Pulei direto das figurinhas para as revistas semanais e jornais. Sempre lembro com orgulhinho bobo que, aos 16 anos, comprava o único exemplar da Folha de S.Paulo que chegava na minha cidade, Laguna, SC.

O contato com coberturas e debates do jornalismo do centro do país, que revelavam e ampliavam o entendimento da realidade que chegava pasteurizada pelas antenas da tevê aberta, me fazia sonhar mais que os mundos fantásticos da ficção, particularmente dos quadrinhos. Não por acaso, optei pelo jornalismo. Por mais vinte anos permaneci ignorando a seção de gibis das bancas – até que pintou o álbum de figurinhas do Mundial 2014.

Legado da Copa – Pela primeira vez, eu era um colecionador com dinheiro: pirei. Passava o dia trocando figurinhas, atualizava planilhas que controlavam as que faltavam e as repetidas. Completei o álbum antes de todo mundo. A abstinência foi aliviada e substituída por outra coleção que eu via nas bancas quando ia comprar os pacotinhos mágicos. Era a primeira de graphic novels de super heróis, da editora Salvat, que havia começado a circular um pouco antes. “São só 60 livros, daqui a pouco eu completo. Nunca mais eu tive paz.

 

OS PRIMEIROS PASSOS

Anúncios

Sim, não, muito pelo contrário? Conta aí o que você achou!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s